Sismo na Turquia e Síria

Cidadãos turcos puderam voltar a casa para recuperar bens pessoais

O relato dos enviados da SIC à Turquia que assistiram ao momento em que várias famílias entraram nas habitações pela primeira vez depois dos abalos.

Mulheres sentadas diante dos escombros de uma zona destruída pelo terramoto em Antakya, no sudeste da Turquia.
Loading...

Os enviados da SIC à Turquia referem que as autoridades locais autorizaram que, em algumas cidades, as famílias acedessem às casas para retirarem os bens. A cidade de Adana, por exemplo, já recuperou praticamente a sua normalidade.

Até esta sexta-feira ninguém podia entrar nas habitações que resistiram aos abalos. Muitas delas ficaram seriamente danificadas e a Proteção Civil procedeu, nos últimos dias, a trabalhos de avaliação em algumas cidades da Turquia para que muitos cidadãos pudessem voltar às suas habitações e recuperar alguns bens.

Habitantes recuperaram alguns bens

Diogo Martins, enviado da SIC, conta que assistiu, inclusive, a várias pessoas que, com recurso a empresas de mudanças, transportaram os seus pertences para outros locais.

O correspondente refere que muitos dos habitantes continuam com receio de que a tragédia se repita e que, por esse motivo, vários ponderam mudar de cidade.

O regresso à normalidade em Adana

Em Adana, o local onde a equipa da SIC se encontra, a normalidade está praticamente restabelecida, apesar da paisagem ser ainda de destruição. Nessa cidade, os trabalhos de demolição já se encontram praticamente concluídos.

O comércio, a restauração, os bancos e muitos outros serviços já reabriram e já estão a funcionar normalmente.

A reconstrução das cidades

O Governo turco assume agora como prioridade a reconstrução de cidades, com foco nas habitações. Neste momento já existem planos de construção para edificar dezenas de casas num futuro bastante próximo.

Diogo Martins diz mesmo que alguns dos planos já saíram do papel.