Vacinar Portugal

Covid-19. Apenas 55% das pessoas convocadas responderam ao SMS para serem vacinadas

Jeenah Moon

Ministério da Saúde tem reforçado a ideia de que o contacto por SMS é apenas o meio preferencial, pela sua simplicidade.

Apenas 55% das pessoas convocadas para serem vacinados contra a covid-19 por SMS responderam à mensagem escrita enviada pelos centros de saúde.

O Público escreve esta quinta-feira que já foram enviadas 30.500 SMS de agendamento desde que se iniciou a vacinação das pessoas com mais de 80 anos e entre os 50 e os 79 com doenças de risco.

A essas mensagens, responderam um total de 16.799 pessoas. Dessas, 406 escreveram "NÃO", ou seja, 2,47% dos destinatários que responderam recusaram ser imunizados.

O Ministério da Saúde tem reforçado a ideia de que o contacto por SMS é apenas o meio preferencial, pela sua simplicidade. Os centros de saúde podem sempre convocar os utentes para a vacina através de chamada telefónica ou carta.

Muitos idosos não podem receber SMS em Vila Real porque não têm telemóvel

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real está preocupado com a notificação dos idosos por SMS para a toma da vacina contra a covid-19.

Em entrevista à SIC Notícias, Rui Santos alerta para o facto de muitos não terem telemóvel. O papel das juntas de freguesias da região pode ser determinante para o contacto de pessoas que vivem praticamente isoladas.