Os líderes europeus querem transmitir uma mensagem de confiança na vacina da AstraZeneca. Enquanto alguns esperam pela chegada da sua vez, Boris Johnson, chefe do Governo britânico, tomou esta sexta-feira a primeira dose da vacina contra a covid-19.
O primeiro-ministro do Reino Unido não podia estar mais entusiasmado quando recebeu a primeira dose da vacina produzida em colaboração com a Universidade de Oxford. Depois de mais de 20 países terem suspendido temporária das vacinas, o discurso dos líderes é, agora, no sentido de restabelecer a confiança dos cidadãos europeus na vacina.
Angela Merkel garantiu que irá receber a vacina da AstraZenca, quando chegar a sua vez de ser inoculada, enquanto o primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou que será vacinado com o fármaco do grupo sueco-britânico, assim que a administração for retomada.
O primeiro-ministro português, António Costa, lembrou que já tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca e afirmou que “anseia” a segunda dose, que está prevista para maio. Costa afirmou ainda, depois de ter sido conhecida a avaliação da Agência Europeia do Medicamento, que todas as dúvidas foram esclarecidas.
Também Mário Draghi, primeiro-ministro italiano, diz estar à espera de ser chamado e quer receber esta vacina. Draghi assegurou aos italianos que a vacinação é segura e que, depois da suspensão desta semana, o processo vai recomeçar a um ritmo que permite imunizar o máximo de pessoas no mais breve espaço de tempo. Até agora pouco mais de dois milhões de pessoas receberam as duas doses da vacina em Itália.
- AstraZeneca. Maioria dos países europeus retomou vacina, Escandinávia decide para a semana
- Covid-19. Infarmed emite circular com alertas sobre vacina da AstraZeneca
- Covid-19. Italianos que rejeitem vacina da AstraZeneca poderão receber outra
- "Não senti, literalmente, nada". Boris Johnson recebeu primeira dose da vacina da AstraZeneca
- Covid-19. Finlândia suspende vacina da AstraZeneca apesar da "luz verde" da EMA
- Quem recusar tomar a vacina da AstraZeneca perde a vez e fica no fim da lista
- Covid-19. 120 mil pessoas ficaram por vacinar com suspensão da AstraZeneca
- Covid-19. Administração da vacina da AstraZeneca vai ser retomada segunda-feira