Vacinar Portugal

Novo recorde de vacinação em Portugal com 154.600 doses administradas num dia

MANUEL DE ALMEIDA

Entre segunda e terça-feira foram administradas mais de 297 mil vacinas.

Portugal alcançou esta terça-feira um novo recorde do número de vacinas contra a covid-19 administradas: 154.600 doses inoculadas num dia.

É o segundo dia consecutivo a alcançar os valores mais elevados de administração de vacinas, tendo na segunda-feira sido administradas 141.500 doses, perfazendo um total de mais de 297 mil inoculações em dois dias.

"Ontem, 6 de junho, foi batido mais um recorde diário de vacinação, tendo-se ultrapassado as 154.600 inoculações. Esta nova marca só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais de saúde.Nestes últimos dois dias foram administradas mais de 297 mil vacinas", revela a task force para a vacinação.

36% da população residente em Portugal com vacinação completa

Um total de 3.720.680 pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19 em Portugal, o equivalente a 36% da população residente, revela o relatório semanal da vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Segundo o relatório, que reporta dados até domingo, o número de pessoas com pelo menos a vacinação iniciada ascende a 5.740.878 (56%).

Ao todo, Portugal recebeu 10.994.160 doses e distribuiu 9.207.759 (nestes últimos números não estão incluídas as distribuições feitas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores).

Centros de vacinação vão funcionar com sistema de semáforos

Os constantes problemas do sistema informático que gere o autoagendamento para a vacinação contra a covid-19, levaram o vice-almirante Gouveia e Melo a exigir maior controlo sobre a plataforma que, até agora, tem estado a cargo dos serviços partilhados do Ministério da Saúde. A medida é uma tentativa de agilizar o grande aumento de inoculações previstas.

A SIC sabe que, a partir de quarta-feira, os centros de vacinação vão passar a ter um sistema de semáforos: se a luz for vermelha significa que é provável que o utente tenha de esperar mais de uma hora para ser vacinado; se for verde a previsão baixa para os 30 minutos de espera.

VEJA TAMBÉM: