Os pais e professores defendem a vacinação de todos os alunos a partir dos 12 anos, mas a Direção-Geral da Saúde ainda não chegou a um consenso.
Até sexta-feira metade dos jovens, entre os 16 e 17 anos, tinham feito o autoagendamento para a vacinação. As primeiras doses a esta faixa etária começam a ser administradas no próximo fim de semana.
O Presidente da República mostrou-se preocupado com o início das aulas e fez o apelo para que todos os jovens se vacinem, numa altura em que falta pouco mais de um mês para o arranque do ano letivo e em que a vacinação de todos os jovens entre os 12 e os 15 anos ainda está a ser avaliada pela Direção-Geral da Saúde.
"Um aluno contagiado significa a turma toda para casa", recorda Marcelo.
Do lado das escolas a posição é clara. A Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos é a favor da vacinação dos maiores de 12 anos para maior segurança da comunidade educativa. A associação que representa os pais e encarregados de educação diz que também quer crianças vacinadas a tempo das aulas, desde que a informação seja clara.
As aulas arrancam a 14 de setembro e o que pais e professores pedem para este ano letivo é tranquilidade e um pouco mais de normalidade, já que os últimos dois foram de constantes mudanças devido à pandemia.