Os jovens dos 12 aos 15 anos têm, este sábado, um período exclusivo para agendarem a vacina contra a covid-19. Antes disso, arranca a vacinação de 16 e 17 anos já este sábado e domingo.
Dos 200.000 jovens de 16 e 17 anos, que podiam agendar a vacina já para este fim de semana, inscreveram-se metade. Face a este número, a estratégia da task force mudou.
"Durante este fim de semana, mesmo os jovens não autoagendados, que apareçam nos centros de vacinação, serão vacinados", avisa o vice-almirante Gouveia e Melo e acrescenta "na próxima semana ainda teremos "Casa Aberta" para esses jovens".
Nas últimas semanas, chegaram centenas de milhares de vacinas a Portugal, pois ainda há 1,5 milhões de portugueses por vacinar.
A vacinação dos jovens dos 12 aos 15 anos vai concentrar-se nos dois últimos fins de semana de agosto e as segundas doses serão administradas em setembro, mês em que arranca o ano letivo.
O coordenador do plano nacional de vacinação contra a covid-19 quer que toda a população elegível tenha a primeira dose até ao fim de agosto e completar a vacinação até fim de setembro.
Perante as dúvidas sobre a vacinação nestas idades, Gouveia e Melo assegura que a vacina é "segura e eficaz".
"Numa pandemia, não ser vacinado com a vacina é ser vacinado com o vírus. É uma questão de tempo".
Veja também:
- Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo
- Covid-19. Metade dos jovens com 16 e 17 anos fez o auto-agendamento da vacina
- Vacinação entre os 12 e os 15 anos. "Comunicação é muito confusa. É normal que as pessoas tenham dúvidas"
- As datas para a vacinação de jovens entre os 12 e os 15 anos
- Pais continuam com dúvidas: "O meu filho tem entre 12 e 15 anos. Devo vaciná-lo?"