Meteorologia

Onda de calor chega quinta-feira e "vai permanecer durante algumas semanas"

O climatologista Carlos Pires explica que a subida "repentina" da temperatura está relacionada com a deslocação de uma massa de ar quente e seco, que vem do norte de África.

Loading...

A chuva vai regressar no início desta semana, principalmente nas regiões norte e centro do país e nos Açores. O climatologista Carlos Pires diz que a partir de quinta-feira é esperada uma onda de calor.

“Nós tivemos uma ondulação frontal que produziu alguma chuva no início do mês - e vai ainda produzir alguma. Mas vamos ter uma subida repentina da temperatura a partir de quinta-feira que vai permanecer, segundo as previsões, durante algumas semanas”, afirma Carlos Pires, em declarações à SIC Notícias.

Na semana em que começa oficialmente o verão, uma “massa de ar quente e seco vinda do norte de África” faz subir as temperaturas na Península Ibérica e no sul de França . Em Portugal, esperam-se “anomalias positivas de até 6ºC a 8ºC, dependendo da região”.

Na região do Vale do Tejo e no interior do Alentejo e Algarve, as temperaturas máximas podem chegar aos 42ºC, contribuindo para ondas de calor. No restante território português, os termómetros devem rondar entre os 30ºC e os 35ºC.

Mas antes da chegada da onda de calor, as previsões são de chuva: segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esta segunda-feira esperam-se aguaceiros para todo o país, exceto Algarve, Costa Vicentina e arquipélago da Madeira. Há 11 distritos sob aviso amarelo devido à precipitação. Para terça, a chuva irá manter-se na região norte e centro (a norte de Coimbra) e nos Açores.