Meteorologia

Mortes, inundações e cortes de energia: depressão Cláudia deixa rasto de destruição

O distrito de setúbal foi um dos mais afetados pela tempestade Cláudia durante a noite e a madrugada. Quem mora nos concelhos do Seixal e do Montijo diz que não se lembra de uma tempestade assim. 

Loading...

A tempestade Cláudia está a provocar estragos em todo o país, devido à chuva intensa e ao vento forte. O distrito de Setúbal foi, até agora, o mais afetado. Dois idosos morreram em Fernão Ferro, depois de a casa onde viviam ter ficado inundada. 

O casal com 88 anos ficou encurralado dentro da própria casa. A chuva forte e contínua inundou o rés do chão e os idosos não conseguiram fugir. 

À SIC, uma familiar das vítimas diz que estariam a dormir quando a água entrou na habitação. O casal tinha um botão de pânico para casos de urgência, que não chegou a ser acionado. 

O distrito de setúbal foi um dos mais afetados pela tempestade Cláudia durante a noite e a madrugada. Quem mora nos concelhos do Seixal e do Montijo diz que não se lembra de uma tempestade assim. 

Estradas e vários estabelecimentos comerciais inundados

A Estrada Nacional 378 - que liga o Seixal a Sesimbra - ficou parcialmente alagada, tendo dois bombeiros ficado presos dentro de uma ambulância. 

Loading...

No Montijo, às primeiras horas da manhã, os comerciantes avaliavam os prejuízos e começavam as limpezas. Só numa das ruas da cidade, houve inundações num café, num salão de estética e numa escola de dança. 

Loading...

Mais de 20.000 pessoas estiveram sem energia

No Montijo, as escolas tiveram de fechar e a poucos quilómetros, no concelho de Palmela, a chuva e, sobretudo, o vento forte destruíram os muros de um campo de futebol. 

O distrito de Santarém esteve sob aviso vermelho até às 10:00 desta quinta-feira. A tempestade provocou inundações, quedas de árvores e cortes de energia, tal como em Setúbal e Lisboa. 

Nos três distritos, mais de 20.00 pessoas estiverem sem eletricidade durante algumas horas da manhã, mas a energia foi sendo reposta ao longo do dia.  

Um fenómeno extremo de vento provocou vários estragos no concelho de Nisa. Caíram postes de alta tensão e árvores e, pelo menos, 20 casas ficaram danificadas.  

Loading...

Entre as mais de 1.600 ocorrências que a Proteção Civil registou entre a meia-noite e as 16:00 estão também inundações e queda de árvores nos concelhos de Lisboa e em Cascais.