Bastou meia hora de chuva para derrubar muros, alagar a estrada e inundar 12 casas. A manhã e a tarde servem para resgatar o que ainda for possível. Não falta ajuda da família e dos vizinhos.
A freguesia de Modivas, em Vila do Conde, ficou parcialmente inundada pela subida da água na ribeira da Lage.
"Dois casos em que as pessoas perderam praticamente tudo. Não têm seguros, portanto mobiliário, roupas, etc. Já estamos a providenciar tudo. Necessidades de realojamento imediato não existem. O dia de hoje e os próximos dias vão ser de muita solidariedade", refere Vítor Costa, autarca de Vila do Conde.
Durante a noite, a chuva inundou casas e lojas no centro histórico de Santa Maria da Feira, em Aveiro. Em Celorico de Basto, em Braga, caiu granizo.
Em Azeitão, em Setúbal, a água deu ainda mais trabalho a quem tentava recuperar a estrada que ruiu. Em São Bartolomeu de Messines, em Silves, a chuva destruiu três casas e duas pessoas tiveram de ser realojadas.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro. Este domingo, quase todo o arquipélago dos Açores fica com o mesmo aviso, à exceção do grupo oriental.
