Um homem com cerca de 40 anos morreu durante a madrugada desta quarta-feira, em Vila Franca de Xira, na localidade de Povos, na sequência da queda de uma árvore em cima da viatura.
A vítima era o único ocupante que seguia no veículo ligeiro de mercadorias, quando a árvore tombou sobre a cabine. Quando as equipas de socorro chegaram ao local a vítima já estava em paragem cardiorrespiratória e o óbito foi declarado no local.
A estrada esteve cortada para a limpeza da via, com circulação nos dois sentidos a ser retomada perto das 08:00 horas.
O vento com rajadas até aos 140 km/hora derrubou centenas de árvores na área da grande Lisboa, na sequência da Depressão Kristin.
Também em Agualva Cacém, por volta das 03:30 horas, uma árvore com mais de 100 anos sucumbiu perante a força do vento e acabou por cair em cima de uma viatura junto a uma creche.
O Presidente da Câmara de Sintra, Marco Almeida, disse que "a prioridade é remover os destroços que impedem a circulação", acrescentando que "felizmente não há vítimas a registar, até ao momento, mas é importante transmitir a mensagem de que a Câmara Municipal de Sintra, as Juntas de Freguesia e os serviços municipais estão presentes no terreno para colaborar e ajudar a resolver as situações".
No centro de Lisboa a situação é idêntica. Uma árvore tombou na Avenida Alvares Cabral, no Rato, e danificou o carro que estava estacionado. Tal como na zona do Lumiar onde vários eucaliptos caíram sobre os carros que ali estavam estacionados. Deixaram também estragos num parque infantil.
Na Margem Sul do Tejo foram muitas as árvores tombadas, muros destruídos e linhas elétricas danificadas. Na zona da Charneca da Caparica há pelo menos uma estrada que continua cortada por causa das inundações.
Ainda não é possível avaliar os danos das quase 220 ocorrências que ocorreram só no distrito de Lisboa.
A manhã foi de constrangimentos no trânsito por causa das interrupções nas linhas ferroviárias, mas também na Ponte Vasco da Gama onde a força do vento derrubou um camião dos CTT com mais de 12 metros.
