Uma família está temporariamente alojada num hotel depois de parte da ponte que dá acesso à casa ruir, na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, em Coimbra. A Rua Rainha Santa Isabel está cortada ao trânsito.
O muro que delimitava a casa já apresentava problemas há vários anos. Com a erosão provocada pela água, foi perdendo força e a tempestade que afetou o país esta semana ajudou ainda mais.
Na manhã desta quinta-feira, os muros que sustentam a ponte acabaram por cair e provocaram também a queda de parte da ponte que dá acesso à casa desta família de cinco pessoas. Um problema que, segundo o proprietário, era do conhecimento da autarquia há pelo menos três anos.
Em declarações à SIC, o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, disse que está a acompanhar a situação desde o primeiro momento. Esclarece que tem todos os meios a trabalhar para resolver a situação e que foi disponibilizada uma máquina da junta para proceder aos trabalhos de limpeza iniciais.
Em relação à reposição da normalidade, diz que só vai ser possível avançar com os trabalhos quando a Ribeira de Eiras perder força. Até lá, está a ser estudada uma entrada alternativa através de um terreno vizinho.
Enquanto isso não acontece, foi criado um perímetro de segurança no local. A rua Rainha Santa Isabel, entre o Terreiro da Fonte e os Casais de Eiras, está cortada ao trânsito. A família, a única afetada, fica também impedida de entrar em casa que, apesar de não ter acessos, não sofreu danos.
