Na aldeia de Carvalheiros ainda não chegou qualquer tipo de ajuda e os habitantes dizem sentir-se abandonados. A localidade, no distrito de Leiria, foi fortemente afetada pela passagem da tempestade, com prejuízos avaliados em milhares de euros.
Em declarações à SIC, Paula, habitante de Carvalheiros, relata a falta de apoio e apela à atenção das autoridades para as zonas mais isoladas.
"Ninguém aparece. Sei que há muitos prejuízos na cidade, está tudo destruído, mas lembrem-se das aldeias. Há muito isolamento nas aldeias", começou por dizer.
A moradora acrescenta que, desde a passagem da tempestade, não teve qualquer contacto com entidades oficiais e descreve dificuldades no acesso a bens essenciais.
"Desde quarta-feira que isto aconteceu, só vi passar aqui um carro da GNR e não nos perguntou se estávamos bem ou mal, se temos um pão para comer. É que há muitas pessoas que se calhar estão a morrer à fome porque só tinham água da companhia e a água da companhia aqui não há, não há luz. É muito complicado", contou.
O Governo alargou este domingo a situação de calamidade a mais nove concelhos e prolongou a sua vigência até 8 de fevereiro, na sequência dos danos causados pela tempestade Kristin e do risco extremo de cheias nos próximos dias.
