Mais de 50 monumentos foram afetados pela tempestade. A ministra da Cultura visitou na manhã desta terça-feira o concelho de Tomar para avaliar os estragos em dois monumentos.
Restam as placas e ruínas da Charolinha da Mata dos Sete Montes. A depressão Kristin não poupou o monumento do século XVI, derrubado pelas árvores que tombaram com o temporal.
A ministra da Cultura foi ao terreno avaliar os estragos, com as entidades competentes. A recuperação custará mais de meio milhão de euros. Margarida Balseiro Lopes garante que será feita, com a maior brevidade possível.
A zona está encharcada de água enquanto a chuva não der tréguas, a mata centenária está fechada, porque há risco de mais quedas de árvores.
Ali ao lado, o convento de Cristo, Património da Humanidade, também sofreu danos avultados. As árvores tombaram. A força do vento e da chuva provocou o desprendimento de duas gárgulas e a destruição de um vitral.
A reabilitação custará cerca de 250 mil euros. Nas zonas afetadas pela depressão Kristin há mais de 50 monumentos atingidos..
Na tarde desta terça-feira, a ministra da Cultura vai visitar o Mosteiro da Batalha, o mais atingido. Com uma reabilitação que será superior a um milhão de euros.
