Mundo

Oito detidos em operação contra grupo de ligação a presos da ETA no País Basco 

A Guarda Civil espanhola deteve hoje oito pessoas numa operação contra membros do Grupo de Ligação com o Coletivo de Presos da ETA (EPPK), informaram fontes do Governo espanhol.  

A operação decorreu no País Basco e em Navarra dois dias antes de uma  manifestação programada para Bilbau onde os organizadores pretendem defender a 'repatriação' para o País Basco de presos da ETA (AP/Arquivo)

Os detidos são Arantza Zulueta, Jon Enparantza, Egoitz López de la Calle,  Aitziber Sagarminaga, José Luis Campos, Aintzane Orkolaga, José Miguel Almandoz  e Asier Aranguren, segundo as mesmas fontes.  

A operação decorreu no País Basco e em Navarra dois dias antes de uma  manifestação programada para Bilbau onde os organizadores pretendem defender a 'repatriação' para o País Basco de presos da ETA. 

Segundo fontes citadas pela imprensa espanhola a operação começou num  escritório de advogados no centro de Bilbau, onde trabalhava a advogada  de presos da ETA Arantza Zulueta. 

A operação decorreu momentos antes de começar uma reunião do EPPK. 

Os detidos fazem parte do grupo criado em julho de 2012 para funcionar  como interlocutor dos presos da ETA e proporcionar contactos com agentes  políticos bascos e internacionais para tentar procurar uma solução para  os detidos. 

Dezenas de presos da ETA foram libertados no final do ano passado depois  da decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) que pôs fim ao  uso da polémica doutrina, conhecida como "Parot", usada para alargar penas  em Espanha. 

Lusa