Mundo

Eurodeputados votaram a favor da proibição de cotonetes, palhinhas, pratos e talheres de plástico

Eurodeputados votaram a favor da proibição de cotonetes, palhinhas, pratos e talheres de plástico

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira a proibição da comercialização de produtos de plástico de uso único a partir de 2021. Entre os produtos abrangidos, estão cotonetes, palhinhas, pratos e talheres. De fora, ficaram os sacos de plástico ultraleve.

  • Andamos todos a comer plástico

    Mundo

    Pela primeira vez, cientistas encontraram provas de que os humanos estão a ingerir microplásticos na sua alimentação. Já sabíamos que poderíamos estar a ingerir este tipo de partículas através de produtos embalados como garrafas de água ou até mesmo através do peixe, mas nunca ninguém se chegou à frente para confirmar.

  • Diretiva para reduzir plásticos descartáveis é um "pequeno passo"
    1:20

    Mundo

    A tarefa é gigantesca, num mundo onde o plástico se tornou omnipresente no dia a dia. Prevenir e reduzir o impacto de lixo plástico no ambiente e na saúde humana é o objetivo da proposta de Diretiva que será votada esta quarta-feira, em sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo, França. A SIC entrevistou Maria Westerbos, da Fundação Sopa de Plástico, que considera esta Diretiva "um pequeno passo" mas reitera que é preciso ir mais longe.