Mundo

Mais 8 detidos no Vietname por ligações aos 39 corpos encontrados num camião no Reino Unido

Mais 8 detidos no Vietname por ligações aos 39 corpos encontrados num camião no Reino Unido
Nguyen Huy Kham

Ao todo 10 pessoas foram detidas no Vietname e outras duas no Reino Unido por supostas ligações a redes ilegais de imigrantes da Ásia para a Europa.

Hannah Mckay

Na semana passada outras duas pessoas foram acusadas formalmente de homicídio no Reino Unido e outras duas detidas no Vietname, por supostas ligações a este caso.

"Com base nos inquéritos aos suspeitos, foi lançada uma investigação para combater e erradicar estas redes de imigração ilegal para o Reino Unido", afirmou Nguyen Huu Cau, o chefe da polícia doa província de Nghe An citado pela agência de notícias vietnamita VNA.

Inicialmente foi avançado que as vítimas seriam todas chinesas, mas a nacionalidade acabou por ser corrigida após Pequim enviar para Londres uma delegação para ajudar na identificação dos 39 corpos encontrados no camião numa zona industrial da periferia de Londres.

"Neste momento o melhor que temos a responder às consequências deste caso e ajudar as famílias das vítimas a receber os corpos" , acrescentou Nguyen Huu Cau.

O responsável da polícia vietnamita admitiu ainda que esta tragédia está a ser tratada como um caso de tráfico ilegal de seres humanos.

Segundo o Governo de Hanói, este domingo estava previsto um encontro entre as autoridades britânicas tinham encontro marcado com a diplomacia vietnamita para analisar os próximos passos neste caso que veio denunciar a existência de novas rotas ilícitas de migrantes das zonas pobres da Ásia, África e Médio Oriente em direção à Europa.

Grande parte das vítimas encontradas já sem vida no interior do camião no Reino Unido seria proveniente das províncias de Nghe An e Ha Tinh, no norte do Vietname, onde a pobreza e a falta de trabalho alimentam este tipo de redes de tráfico humano, muitas vezes com a ajuda da polícia vietnamita, que gera vagas de imigração ilegal que, por vezes, acabam em tragédia.