Mundo

Onda de calor na Europa. Turquia e Chipre atingem 50ºC, Grécia chega aos 46ºC

Em Portugal as temperaturas deverão aumentar a partir da próxima semana.

O verão está a ser bastante quente na Europa. Alguns países estão a ser afetados por intensas ondas de calor e, por consequência, incêndios devastadores. A Grécia é um deles: enfrenta a vaga de calor mais severa dos últimos 30 anos.

As temperaturas do solo chegaram aos 55ºC, o que significa que basta 10 segundos para cozinhar um ovo numa frigideira. Na Grécia, nunca os termómetros registaram temperaturas tão altas: 46ºC durante o dia e 30ºC à noite.

Por segurança, as autoridades gregas decidiram encerrar locais históricos durante a tarde e abrir salas climatizadas para as pessoas mais vulneráveis.

O Mediterrâneo está a ser atingido por uma onda de calor há várias semanas. A Turquia e o Chipre chegaram a registar 50ºC. Segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas não vão abrandar.

As temperaturas elevadas em conjunto com a falta de chuva e os solos secos resulta em incêndios. Os fogos, que não dão tréguas, são já considerados os piores das últimas décadas.

Também em Portugal deve-se sentir um aumento das temperaturas. As previsões dão conta de uma subida de quase 20ºC em alguns pontos do país a partir da próxima semana.

Veja mais: