O verão está a ser bastante quente na Europa. Alguns países estão a ser afetados por intensas ondas de calor e, por consequência, incêndios devastadores. A Grécia é um deles: enfrenta a vaga de calor mais severa dos últimos 30 anos.
As temperaturas do solo chegaram aos 55ºC, o que significa que basta 10 segundos para cozinhar um ovo numa frigideira. Na Grécia, nunca os termómetros registaram temperaturas tão altas: 46ºC durante o dia e 30ºC à noite.
Por segurança, as autoridades gregas decidiram encerrar locais históricos durante a tarde e abrir salas climatizadas para as pessoas mais vulneráveis.
O Mediterrâneo está a ser atingido por uma onda de calor há várias semanas. A Turquia e o Chipre chegaram a registar 50ºC. Segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas não vão abrandar.
As temperaturas elevadas em conjunto com a falta de chuva e os solos secos resulta em incêndios. Os fogos, que não dão tréguas, são já considerados os piores das últimas décadas.
Também em Portugal deve-se sentir um aumento das temperaturas. As previsões dão conta de uma subida de quase 20ºC em alguns pontos do país a partir da próxima semana.
Veja mais:
- Incêndios na Turquia: "Uma gestão absolutamente desastrosa das autoridades turcas"
- Incêndios na Grécia. Marcelo manifesta solidariedade à homóloga grega
- Há 7 dias que os piores incêndios da última década consomem florestas na Turquia
- Turquia. "As nossas casas estão a arder, as florestas estão a arder e não podemos fazer nada"
- UE envia três aviões Canadair para ajudar Turquia a combater fogos
- Incêndios na Turquia fazem oito mortos. Meteorologistas anunciam novas ondas de calor
- Incêndio de grande dimensão nos arredores de Atenas
- Grécia enfrenta pior vaga de calor dos últimos 30 anos
- Onda de incêndios ameaça populações de Itália, Turquia e Grécia