O especialista em dinâmicas do clima, Rui Pita Perdigão, alerta para o período “anormal” de calor e incêndios que se tem registado em vários países da costa mediterrânea.
“Se eu for buscar a base climática que a maior parte das pessoas gosta de utilizar para reforçar a noção de que vivemos um período anormal, aí sim estaremos muito acima do que é o normal climático”, afirma em entrevista à SIC Notícias.
No caso de Itália e Turquia, que têm sido vastamente fustigados pelas chamas, Rui Pita Perdigão sublinha que estes países “podem queixar-se de ter um desvio profundo relativamente aquilo que seria o equilíbrio físico nesta altura do ano”.
No caso de Portugal, o verão deste ano “enquadra-se naquilo que é a dinâmica oceano/atmosfera climática” de forma “perfeitamente esperada”.
Rui Pita Perdigão é presidente do Meteoceanics Institute for Complex System Science em Viena, Áustria, onde também é professor em Física de Sistemas Complexos e Dinâmica de Clima. Em Portugal lidera um dos grupos de investigação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa e leciona o programa doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa. Em dezembro de 2020 foi eleito membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa para a área da Física.
► Veja mais:
- Inundações na Turquia fazem pelo menos um morto e dezenas de feridos
- Itália declarou estado de emergência na Sicília devido aos incêndios
- Turquia arde há 12 dias sem parar. Grécia evacua segunda maior ilha do país
- Portugal disponível para enviar bombeiros para a Grécia e Turquia
- ncêndios florestais na Grécia e na Turquia ainda não estão controlados