Mundo

Pelo menos 100 casas destruídas pelo vulcão em erupção nas Canárias

Lava do vulcão Cumbre Vieja percorre 700 metros por hora.

Vulcão Cumbre Vieja em erupção em La Palma, Canárias
Loading...

Nas ilhas Canárias, a lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, já destruiu pelo menos 100 casas e terrenos agrícolas em menos de 24 horas. Mais de cinco mil pessoas foram retiradas de casa.

As autoridades espanholas dizem que o vulcão pode ficar ativo durante semanas.

A par dos incêndios, a grande preocupação agora são as cinzas vulcânicas que libertam gases e podem provocar problemas respiratórios.

As cinzas podem chegar à ilha da Madeira. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que prevê para os próximos dias vento de norte, que podem arrastar "cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, como CO2 ou dióxido de enxofre" até ao arquipélago da Madeira.

Em comunicado, o IPMA diz ainda "que o impacto previsto não deverá corresponder a uma situação crítica".

Portugal já mostrou total disponibilidade em colaborar com as autoridades espanholas.

CUMBRE VIEJA DE LA PALMA É UM DOS COMPLEXOS VULCÂNICOS MAIS ATIVOS DAS CANÁRIAS

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4).

Desde que há registos históricos - desde a conquista das Canárias no século XV - La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas registadas no arquipélago.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com África dista 100 quilómetros de Marrocos.

A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilómetros da ilha do Sal (Cabo Verde).

A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias.

Veja também: