Mundo

Duas localidades de La Palma evacuadas devido a perigo iminente de lava

Parede de seis metros de lava cada vez mais próxima.

Duas pequenas localidades de La Palma, nas Canárias, foram evacuadas esta terça-feira devido ao vulcão que entrou em erupção no domingo. Cerca de 500 habitantes tiveram de deixar quase tudo para trás, num total que já supera as seis mil pessoas deslocadas.

Com a parede de seis metros de lava cada vez mais próxima, o perigo iminente mistura-se com o desgosto. O desfecho mais provável é que as habitações destas pessoas sejam destruídas. A língua de lava tem várias centenas de metros de largura.

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, entrou no domingo em erupção na zona de Las Manchas. Do local já foram retiradas mais de 5.000 pessoas e as autoridades avisam agora que a chegada ao mar da lava pode provocar explosões e a emissão de gases nocivos para a atmosfera.

Veja também:

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia