Mundo

Cumbre Vieja em La Palma não é o primeiro vulcão a entrar em erupção este ano

Andreia Melo

Andreia Melo

Jornalista

Recordamos alguns dos vulcões que entraram em erupção desde o início de 2021.

O vulcão em La Palma não é o primeiro a entrar em erupção este ano. O vulcão Etna, em Itália, o mais ativo da Europa, já entrou em erupção três vezes desde janeiro.

A primeira que o vulcão Etna entrou em erupção foi em fevereiro, com várias explosões de lava no espaço de duas semanas. Os voos de e para o aeroporto de Catânia foram suspensos.

Em maio e em agosto, o cenário repetiu-se. Os moradores relataram que ouviram várias explosões durante a madrugada e que sentiram as casas estremecer.

Em abril, na ilha de São Vicente, nas Caraíbas, o vulcão La Soufrière entrou em erupção. A ilha ficou debaixo de uma nuvem de cinzas, a população ficou sem eletricidade e água potável e milhares de pessoas tiveram de ser retiradas de casa.

Também várias localidades de Goma, na República Democrática do Congo, tiveram de ser evacuadas, em maio, depois de duas erupções de um vulcão. Foram ainda registadas dezenas de mortes.

Em junho e em março, respetivamente, também a Costa Rica e a Indonésia foram afetadas pela atividade vulcânica.

Ainda hoje, está em erupção um vulcão na Islândia, que acordou em março. É já a erupção mais longa da história da península. Há seis meses que o fenómeno atrai milhares de visitantes. Os especialistas dizem que o fluxo de lava tem sido constante e que não deverá enfraquecer tão cedo.

VEJA TAMBÉM: