O vulcão de Cumbre Vieja, em La Palma, voltou a expelir lava e fumo, depois de ter registado um momentânea interrupção nesta manhã de segunda-feira. Uma coluna de fumo branco voltou a sair do cone, depois de várias horas de calma.
Os especialistas do Instituto Geográfico Nacional (IGN) têm estado a acompanhar as alterações registadas pelo vulcão esta segunda-feira, confirmando que voltaram a ser emitidas “colunas de fumo e gases”.
A atividade sísmica associada com a erupção desceu durante a manhã. No entanto, o Instituto de Geociências de Madrid alerta que a situação pode mudar rapidamente. Na zona norte de Fuencaliente, foram registados 16 tremores de terra a 10km de profundidade, segundo avança o IGN.
Este aumento de atividade sísmica poderá estar relacionado com o ajuste da rocha que envolve a bolsa de magma ou com a injeção de lava noutro lugar, segundo explica, ao El País, Gullermo Veja.

Chegada da lava ao oceano está "iminente"
Espera-se que a lava expelida chegue à costa oceânica dentro de poucas hora. Segundo o presidente do Governo das Canárias, Ángel Víctor Torres, esse momento está “iminente”.
“A previsão é que possa chegar ao mar e que seja rápido. Um momento também difícil, uma vez que temos de tentar, o quanto antes, saber se a lava tem um circuito, uma maneira de lá chegar”, disse o presidente, em declarações à Cadena Ser.
Este domingo, a frente de lava estava a cerca de 1.600 metros da costa marítima da ilha, deslocando-se a maior velocidade em sentido noroeste e contornado a montanha de Todoque. Por essa razão, a direção do Plano de Prevenção de Risco Vulcânico ordenaram o confinamento de vários núcleos populacionais do município de Tazacorte.
► Veja mais:
- Vulcão de La Palma: lava avança a maior velocidade a poucos metros da chegada ao mar
- Vulcão de La Palma: cerca de 160 pessoas podem regressar a casa
- Onda de solidariedade europeia com as vítimas no vulcão de La Palma
- Aeroporto da ilha de La Palma já está operacional após suspensão de 24 horas
- Cone principal do vulcão de La Palma colapsou parcialmente: "Não suporta o próprio peso"
- Lava do vulcão de La Palma já atingiu quase 500 edifícios e cobriu 212 hectares