Mundo

Vulcão de La Palma: lava avança a maior velocidade a poucos metros da chegada ao mar

Durante a manhã desta segunda-feira, o vulcão deixou de expelir lava e fumo.

Está “iminente” a chegada da lava expelida do vulcão de La Palma ao oceano, podendo atingir a costa nas próximas horas. O Cumbre Vieja tem estado em erupção desde dia 19, tendo obrigado à evacuação de várias localidades.

“A previsão é que possa chegar ao mar e que seja rápido. Um momento também difícil, uma vez que temos de tentar, o quanto antes, saber se a lava tem um circuito, uma maneira de lá chegar”, disse o presidente do Governo das Canárias, Ángel Victor Torres, em declarações à Cadena Ser.

Na manhã desta segunda-feira, o vulcão parou de emitir lava e fumo, um comportamento que está a ser analisado pelos especialistas, avança o El País. O percurso da lava tem deixando um rasto de destruição.

Este domingo, a frente de lava estava a cerca de 1.600 metros da costa marítima da ilha, deslocando-se a maior velocidade em sentido noroeste e contornado a montanha de Todoque. Por essa razão, a direção do Plano de Prevenção de Risco Vulcânico ordenaram o confinamento de vários núcleos populacionais do município de Tazacorte.

► Veja mais: