As autoridades norte-americanas continuam à procura de sobreviventes, depois da passagem de vários tornados nos Estados Unidos. Pelo menos 94 pessoas morreram e há milhares de desalojados. Joe Biden declarou estado de catástrofe no estado do Kentucky.
A declaração de estado de catástrofe foi feita no domingo à noite, a pedido do governador do Kentucky, Andy Beshear. Desta forma passa a ser possível desbloquear mais ajuda federal para fazer face aos danos provocados pelos tornados.
O estado do Kentucky foi um dos mais afetados e onde foi registado o maior número de vítimas mortais.
O principal tornado atingiu a cidade de Mayfield e deixou um rasto de 350 quilómetros. No fim da tarde de sexta-feira, os habitantes foram aconselhados a procurar abrigo, alertados para a possibilidade de ventos muito fortes, mas não esperavam a força do furacão.
Milhares de pessoas ficaram desalojadas no estado do Kentucky. Para já, a prioridade é encontrar sobreviventes: mais de 300 elementos da Guarda Nacional andam de casa em casa a vasculhar os destroços.
A comunidade da cidade une-se nas buscas e nas assistências às vítimas de uma tragédia sem precedentes no estado do Kentucky.
SAIBA MAIS:
- Meteorologista considera o fenómeno inexplicável nesta altura do ano
- Marcelo envia condolências a Biden pelas vítimas dos tornados no centro e sul dos EUA
- Mais de 80 mortos e dezenas de desaparecidos após série de tornados nos EUA
- Biden lamenta "uma das piores séries de tornados" da história dos Estados Unidos
- Devastação provocada pelos tornados nos EUA não tem precedentes
- Governador do Kentucky teme mais de 100 mortos após tornados
- Tornados causam dezenas de mortes, Biden fala em "tragédia inimaginável"