Mundo

Biden vai encontrar-se presencialmente com Xi Jinping

Biden vai encontrar-se presencialmente com Xi Jinping
Al Drago / POOL

O encontro decorrerá nos bastidores da cimeira do G20.

O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, nos bastidores da cimeira do G2, que decorre na Indonésia. Será o primeiro encontro presencial do Presidente norte-americano com o homólogo chinês.

O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pela Casa Branca. Segundo a assessora, Karine Jean-Pierre, os dois Presidentes irão “discutir esforços para manter e reforçar as linhas de comunicação” entre os Estados Unidos e a China, assim como “gerir responsavelmente a competição e trabalhar juntos onde os interesses se alinham, especialmente nos desafios transnacionais que afetam a comunidade internacional”.

Este encontro tem sido negociado durante várias semanas entre Washington e Pequim. Em cima da mesa estarão temas como a tensão em torno de Taiwam, a relação da China com a Rússia e as políticas de comércio.

Joe Biden já tinha manifestado, aos jornalistas, o interesse em falar com Xi Jinping para traçar “as linhas vermelhas de cada um” e perceber se os interesses nacionais críticos da China entram em conflito com os dos Estados Unidos.

Apesar deste ser o primeiro encontro presencial entre os dois Presidentes das maiores economias do mundo, tanto Biden como Xi já se encontraram anteriormente. Em 2011 e 2012, enquanto eram os dois vice-presidentes, os dois viajaram juntos nos Estados Unidos e na China. Desde que Biden chegou à Casa Branca, foram realizadas cinco chamadas telefónicas ou videochamadas.

Últimas Notícias
Mais Vistos