A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa) divulgaram esta quarta-feira novas imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb. A fotografia inédita mostra o processo de criação de uma estrela embrionária, localizada a 430 anos luz do planeta Terra.
A imagem é peculiar: uma ampulheta em tons de azul e laranja. Apesar de aparentar ser um objeto colorido, o que esta imagem mostra é o processo de desenvolvimento da protoestrela L1527 – nome dado a um objeto celestial que poderá tornar-se numa estrela.
As poeiras e gases coloridos são resultado do afastamento da matéria que circunda e colide com a protoestrela. As cores que se veem são também influenciadas pelas camadas de poeira que existem entre o telescópio James Webb e a L1527, sendo as partes azuis correspondente às áreas de poeira mais fina.
Estas nuvens – que são muito mais densas do que as nuvens comuns – são apenas são observáveis através da uma câmara infravermelha (NIRCam), como a que existe no telescópio James Webb.
Esta composição foi identificada perto da região de Touro. Segundo estimativa avançada pela ESA, a L1527 terá cerca de 100 mil anos, sendo uma protoestrela de classe 0 – a primeira das classes de formação de estrelas.