Mundo

Alemanha ao lado da UE em considerar a guarda iraniana como grupo terrorista

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha considerou a Guarda Revolucionária do Irão como um regime brutal contra a própria população e que aterroriza os iranianos.

Alemanha ao lado da UE em considerar a guarda iraniana como grupo terrorista
Vahid Salemi

A Alemanha apoia as intenções da União Europeia (UE) em considerar a Guarda Revolucionária do Irão como um grupo terrorista. A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros fala num regime brutal contra a própria população do país que aterroriza os iranianos dia após dia.

O Irão anunciou estar a preparar medidas recíprocas, caso o exército ideológico da República Islâmica seja incluída na lista de organizações terroristas.

Através do Twitter, o chefe da diplomacia iraniana avisou estarem a ser analisadas condições para considerar terroristas entidades dos exércitos dos países europeus.

UE aprova novas sanções contra o Irão

Os ministros da UE aprovaram, esta segunda-feira, avançar com novo pacote de sanções contra o Irão. A informação é avançada pela presidência sueca.

"Os ministros adotaram um novo pacote de sanções contra o Irão, visando aqueles que impulsionam a repressão. A UE condena veementemente o uso brutal e desproporcional de força pelas autoridades iranianas contra manifestantes pacíficos", avança a presidência sueca da UE.

Segundo avança a Reuters, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União estavam a considerar adicionar 37 novas sanções contra o Irão.

Também na semana passada, o Parlamento Europeu tinha apelado à aplicação de mais sanções contra o regime iraniano, por desprezo pela dignidade humana e apoio à Rússia.