Donald Trump pediu para Mike Pence não ser ouvido em tribunal no caso da invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, a sede do poder legislativo, em janeiro 2021.
O antigo vice-Presidente ja tinha sido intimado na semana passada como testemunha pelo Departamento de Justiça. Em causa está o resultado das Presidenciais de 2020 e a descredibilização sobre a vitória de Joe Biden.
O argumento utilizado por Donald Trump foi o privilégio executivo, o que implica que as conversas entre os dois estejam sob sigilo.
Mas é pouco provável que Mike Pence não fale, uma vez que esta razão já foi apontada em outras ocasiões pelo ex-Presidente, mas foi sempre recusada pela Justiça.
O antigo vice-presidente dos EUA já tinha acusado Donald Trump de ter posto em perigo todos os que estavam no Capitólio, incluindo ele e a família, durante a invasão. Mike Pence estava no edifício a supervisionar a certificação dos resultados das eleições de 2020. Numa entrevista exclusiva ao canal norte americano ABC, diz que Trump foi irresponsável e que quis ser parte do problema.
A invasão à sede do poder legislativo dos EUA aconteceu a 6 de janeiro de 2021, dois meses depois de Joe Biden ter vencido nas urnas. Cinco pessoas morreram e pelo menos 140 ficaram feridas.
Processo é considerado a maior investigação criminal do departamento de justiça norte-americano, em quase 153 anos de história.