Mundo

Farto de apagar mensagens por se ter enganado? WhatsApp vai permitir editá-las

O WhatsApp junta-se a outras plataformas de conversação que permitem editar mensagem após o envio. Esta nova funcionalidade deverá estar disponível para todos os utilizadores nas próximas semanas.

Farto de apagar mensagens por se ter enganado? WhatsApp vai permitir editá-las
Canva

Seja um erro ortográfico comprometedor, uma frase confusa ou, simplesmente, porque mudou de ideais. O WhatsApp vai passar a permitir editar mensagens depois de as enviar. A nova funcionalidade deverá estar disponível para todos os utilizadores nas próximas semanas.

A plataforma de conversação da Meta – empresa que detém também o Facebook e o Instagram – anunciou que irá permitir editar as mensagens até 15 minutos após o envio.

O processo é simples: “O que precisa de fazer é pressionar durante algum tempo a mensagem, selecionar ‘editar’ no menu até 15 minutos depois [de enviar]”.

Funcionalidade de edição nas mensagens do WhatsApp
WhatsApp

Se alterar a mensagem enviada, o destinatário irá saber que o texto foi editado, mas não conseguirá ver a versão original ou o histórico de alterações, explica o WhatsApp.

“Esta funcionalidade começou a ser distribuída pelos utilizadores de todo o mundo e estará disponível para todos nas próximas semanas”, anunciam.

O WhatsApp junta-se assim a outras plataformas de conversação online que já permitem editar mensagens depois de enviadas – como o Telegram e o Signal.

O próprio Facebook já disponibiliza a opção de editar os publicações há perto de uma década, mas num sistema diferente: além de marcado como “editada”, o post exibe as diferentes versões anteriores aos utilizadores.

O Twitter está também a ponderar introduzir esta funcionalidade, mas só para os subscritores pagos. Segundo a BBC, Elon Musc admitiu a possibilidade de editar os tweets várias vezes, dentro de um período de 30 minutos após a publicação, para tornar a utilização “mais acessível e menos stressante”.