Mundo

Colômbia: avós celebram resgate dos quatro netos entre lágrimas e abraços

Crianças de 13, 9 e 4 anos e um bebé com 12 meses passaram 40 dias perdidos na selva, após um desastre de avião. Família viu as primeiras imagens dos menores num telemóvel.

Momento em que uma das crianças é socorrida por militares da Força Aérea colombiana
Loading...

A alegria tomou conta dos avós e restante família das quatro crianças que foram resgatadas com vida após 40 dias perdidas na floresta amazónica, na Colômbia. Os irmãos foram os únicos sobreviventes de um desastre de avião que matou a mãe e os dois pilotos.

Os abraços apertados e os sorrisos dos familiares eram acompanhados por lágrimas, entre a felicidade do resgate bem sucedido e o luto pela morte da mãe das crianças.

“Não tenho como agradecer. Um obrigado não chega. Peço perdão pelo que vou dizer, estou muito feliz como avô pelos meus quatro netos, mas perdi a minha filha. Quero agradecer à empresa que recuperou o corpo da minha filha também”, Afirmou Narciso Mucutuy, avô materno das crianças.

Durante 40 dias, os familiares esperaram por boas notícias, que tardavam em chegar. Hospedados num hotel em Villavicencio, ouviram finalmente as palavras que tanto desejavam. As crianças - um bebé de 12 meses, um menino de quatro anos e duas meninas, de nove e 13 anos - estavam a salvo e, apesar de se encontrarem em estado de choque, não corriam risco de vida.

Os avós viram as primeiras imagens dos netos num telemóvel, antes de seguirem para Bogotá, onde se vão reunir às crianças.

O resgate aconteceu na sexta-feira e o desejo do pai é de que os filhos tenham alta o mais depressa possível, para poderem voltar para casa.