As forças militares da Colômbia Têm em curso uma campanha para procurar e resgatar Wilson, um cão que foi fundamental para encontrar pistas que levaram ao resgate de quatro crianças desaparecidas. Wilson desapareceu na selva do Guaviare durante as buscas, mas segundo as crianças era um companheiro constante e mantinha-se vigilante, tendo ajudado a que militares do Exército Nacional e guardas indígenas localizassem o grupo.
As quatro crianças são as únicas sobreviventes da queda de uma aeronave que se despenhou na densa floresta amazónica, no sul do país. As equipas de resgate nunca desistiram e depois de 40 dias de buscas as crianças foram finalmente localizadas. As crianças viajavam num voo doméstico com a mãe e mais dois adultos.
Em declarações à TV Caracol, estação de televisão colombiana, o treinador de Wilson acredita que o animal ainda se encontre vivo. Elvis Porras garante que Wilson é um “cão forte” com “enormes capacidades” e "um dos melhores cães de salvamento das forças militares"
Os desenhos feitos por duas das quatro crianças mostram Wilson, o cão que as descobriu antes de todos e com elas ficou até se perder. Os desenhos foram entregues ao exército colombiano pelos pequenos que agora esperam o regresso do animal. O pastor belga é tratado como herói nacional no país.
O cão com 6 anos de idade começou a ser treinado aos 5 meses. Wilson foi decisivo para descobrir as quatro crianças, encontrou várias pistas que revelavam que os pequenos estavam vivos. Depois de localizar as crianças, perdeu-se no meio da vegetação.
Wilson está agora perdido numa selva perigosa e de clima adverso, um habitat de muitos predadores, resta saber se o treino a que foi sujeito o ajuda a resistir até ser encontrado. As Forças Armadas da Colômbia confiam na capacidade de sobrevivência deste animal especial, que continuam por todos os meios a tentar localizar.