Mundo

Submarino desaparecido: detetados sons subaquáticos vindos da área de buscas

O submarino Titan, da empresa OceanGate Expeditions, desapareceu na segunda-feira e desde então está a decorrer uma operação de busca e resgate levada a cabo por autoridades norte-americanas, na costa do Canadá.

Submarino desaparecido: detetados sons subaquáticos vindos da área de buscas
Twitter

Uma aeronave canadiana detetou esta quarta-feira sons subaquáticos vindos da aérea de buscas pelo submarino desaparecido durante uma excursão aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico.

A informação foi confirmada pela Guarda Costeira norte-americana através de uma publicação no Twitter.

As autoridades dos Estados Unidos confirmaram ainda que foram realocados vários meios de busca para explorar a origem dos ruídos.

No entanto, ainda não há resultados positivos até ao momento.

As operações de busca têm corrido contra o relógio porque, mesmo nas melhores circunstâncias, o submarino pode ficar sem oxigénio na quinta-feira de manhã.

O submarino Titan, da empresa OceanGate Expeditions, desapareceu na segunda-feira e desde então está a decorreu uma operação de busca e resgate levada a cabo por autoridades norte-americanas, na costa do Canadá.

Quem são os cinco ocupantes do submarino Titan?

Um dos desaparecidos é Hamish Harding, de 58 anos. A família confirmou, através das redes sociais, que Hamish seguia a bordo do Titan. O próprio tinha partilhado, na sua página de Facebook, a 17 de junho, que ia embarcar no Titan para ver os destroços do Titanic.

Um empresário paquistanês e o seu filho estão também entre os cinco desaparecidos a bordo do Titan. Shahzada Dawood, de 48 anos, e Suleman, de 19 anos, estudante, são cidadãos britânicos e pertencem a “uma das famílias mais respeitadas do Paquistão”, comunicou Dawood Hercules, uma empresa administrada pela família.

Também Paul-Henry Nargeolet está a bordo. É um ex-comandante que serviu da Marinha francesa durante 25 anos, tendo ocupado o cargo de capitão do grupo de submersão profunda.

Stockton Rush, dono e fundador da OceanGate Expeditions, também seguia a bordo do submarino. É norte-americano e começou a sua carreira como piloto. Aos 19 anos, tornou-se a pessoa mais jovem do mundo a pilotar um jato.

OceanGate
Loading...

Os restos do Titanic - que afundou após colidir com um iceberg, em 1912 - estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros e a uma distância de aproximadamente 640 quilómetros a sul da ilha canadiana de Newfoundland.

A comunicação com o submarino perdeu-se quando a embarcação estava a cerca de 700 quilómetros a sul de São João da Terra Nova, segundo o Centro de Coordenação de Salvamento Conjunto do Canadá, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.