O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Ron DeSantis, avisou esta terça-feira que os cartéis mexicanos que estão a atravessar a fronteira com produtos ilegais “vão acabar mortos”.
“Se os cartéis estão a atravessar o muro fronteiriço, para fazer entrar produtos ilegais neste país, vão acabar mortos como resultado dessa má decisão. E se isso acontecer uma vez, nunca mais os veremos atravessar o muro”, disse.
Numa visita ao Texas, DeSantis promete também dificultar o acesso à nacionalidade americana.
“Temos de eliminar os incentivos à imigração ilegal. Ou seja, o emprego, os benefícios financiados pelos contribuintes e também a ideia de que se pode atravessar a fronteira e dois dias depois ter um filho e ele, de alguma forma, ser cidadão norte-americano”, defendeu.
Recorde-se que DeSantis, de 44 anos, é há muito visto como o principal rival do ex-presidente Donald Trump, que também está na corrida à Casa Branca.
O republicano DeSantis é considerado um dos candidatos mais fortes para tentar alcançar os objetivos do partido: derrotar o atual Presidente, Joe Biden. As eleições gerais dos EUA acontecem em novembro de 2024.