Os principais jornais de Espanha destacam a vitória do Partido Popular (PP) e o papel que Carles Puigdemont poderá ter no futuro do país, conta o enviado especial da SIC, Rodrigo Pratas.
“Carles Puigdemont foi presidente da Generalitat da Catalunha e na altura, em 2017, quando realizou todo o processo independentista, acabou por fugir para a Bélgica, onde foi eleito eurodeputado pelo partido que lidera”.
No lado do PP, o que se está a fazer é contactos para negociações e reuniões, disse o enviado especial da SIC.
Rodrigo Pratas, também descreveu que nesta segunda-feira já foi feita a mudança dos outdoors, que ainda ontem mostravam apenas a cara de Feijóo com o nome do partido, mas, neste momento, já têm a expressão: “É o momento de Espanha”.
“O Partido Popular está com um raio de ação bastante pequeno e é provável que avance para um pedido de investidura junto do Rei em audiências que deverão acontecer no início de agosto”.
As eleições legislativas de domingo em Espanha terminaram sem maiorias absolutas à esquerda ou à direita, deixando em aberto quem liderará o próximo Governo.
O PP, com 136 deputados, e o VOX, com 33, só conseguiram somar 169 deputados no Parlamento, ficando a sete dos 176 necessários para a maioria absoluta.