País

Espanha: partidos portugueses congratulam resultados eleitorais da esquerda à direita

Os socialistas, os sociais-democratas, os bloquistas e até o Livre se demonstraram felizes com os resultados das eleições espanholas. Permanece a dúvida de quem ri por último, que ri melhor.

Loading...

Nas reações em Portugal, a direita e a esquerda também reclamam vitória, com Luís Montenegro a congratular Alberto Feijoo e Carlos César a felicitar Pedro Sanchez.

Com o sorriso de um emoji feliz, o presidente do PS começa assima mensagem em que dá os parabéns a Pedro Sánchez que poderá, escreve César no Facebook, continuar como presidente do governo de Espanha.

Sugere renovar uma coligação, agora com o SUMAR, e acordos parlamentares necessários, uma negociação complexa, mas muito provável bem sucedida.

Na reação aos resultados das eleições em Espanha, Carlos César discorre sobre uma solução que estimule um processo bem articulado com as autonomias e que assegure um projeto político moderado de esquerda, a melhor solução para Espanha, considera, e uma boa solução para a Europa.

Diz que os socialistas portugueses sentem uma grande satisfação por este possível desfecho e repete os Parabéns, antes de se referir também ao PP, que fica pelo caminho, escreve, a extrema-direita com uma grande derrota, apesar de reconhecer que os Partido Popular subiu em votos e em mandatos.

No PSD também há parabéns, mas para Alberto Nunez Feijóo.

Luís Montenegro fala em vitória do Partido Popular em Espanha acompanhando a publicação com uma fotografia dele próprio com o líder do PP espanhol na sede do PSD.

"De Espanha sopraram ventos de mudança" lê-se no Twitter em que Montenegro escreve que os espanhóis querem um novo Governo.

A discussão de quem será o próximo partido a governar Espanha também se faz em Portugal

Na discussão entre quem ganhou e quem perdeu há quem, tendo ido a Madrid para festejar uma noite eleitoral, acabou a dizer que não foi a noite que queria.

Na sede do Vox de Santiago Abascal contam-se menos 19 deputados.

Por cá, o Bloco de Esquerda viu uma derrota do neofascismo. Os parabéns de Rui Tavares também foram para o SUMAR num tweet em que diz que é com ideias de futuro que se mobilizam as pessoas contra o discurso do ódio.