A Federació Naturista-Nudista de Catalunya está a lutar contra aqueles que usam fatos de banho, biquínis ou calções na praia. Dizem-se sentir “desconfortáveis” e chegam mesmo a descrever a situação como uma “falta de respeito”.
Segimon Rovira, um habitual praticante de nudismo, recorda os dias em que a praia da Catalunha era livre de roupas. Agora, o homem de 56 anos sente-se constrangido por na mesma praia ter agora várias pessoas à sua volta vestidas.
“Antes, as pessoas chegavam a uma praia naturista e iam embora ou tiravam a roupa. Agora, elas ficam e mantêm os biquínis. Mas o que eles não percebem é que, se forem muitos, acabam por nos incomodar. É uma falta de respeito”, explicou Segimon ao The Guardian.
Para tentar pôr um ponto final nesta situação, vários apoiantes do nudismo da Catalunha criaram uma campanha destinada a proteger a tradição de décadas associada a cerca de 50 praias da região.
“Para não incomodar as pessoas, preferimos ir a praias tradicionalmente nudistas e onde a maioria das pessoas andam nuas. Queremos que as pessoas respeitem isso”, disse, ainda, Segimon.
A mesma associação enviou também uma carta ao Governo catalão a pedir uma reunião para tratar o que descreveu como “a discriminação que os nudistas a enfrentam nas praias da Catalunha”. Em cima da mesa estão propostas como a sinalização reforçada nas praias naturistas e até uma campanha de conscientização pública que possa ajudar a promover o respeito pela prática.
No entanto, o sindicato ainda não recebeu uma resposta.