Mundo

Análise

"Este é o momento mais difícil do apoio dos EUA à Ucrânia"

O comentador da SIC, Germano Almeida, diz que o Presidente Joe Biden tem uma forma de continuar a enviar ajuda para a Ucrânia sem que seja necessária uma autorização do Congresso norte-americano. Ainda assim reconhece que este é o momento mais difícil e de maior crise do apoio dos EUA a Kiev.

Loading...

Apesar de o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia estar a atravessar “o momento mais difícil e de maior crise”, Germano Almeida explica que há um instrumento chamado PDA (Presidential Drawdown Authority) a que o Presidente dos EUA pode recorrer e que lhe permite assinar decretos de ajuda de emergência a outros países.

E em horas ou em poucos dias, o dinheiro é desbloqueado. Trata-se de uma “ordem direta” ao departamento de Defesa que não tem de passar pelo Congresso.

Os EUA forneceram mais de 300 milhões de cartuchos de munição para armas pequenas e granadas como parte dos quase 44 mil milhões de dólares em ajuda militar que enviaram para ajudar a Ucrânia.

O financiamento adicional dos EUA para a guerra da Ucrânia não foi incluído numa medida provisória que impediu o encerramento do governo no fim de semana passado.

Com a destituição do presidente da Câmara dos Representantes republicana, Kevin McCarthy, não ficou claro se o futuro líder será capaz de gerar apoio suficiente da linha dura do partido, que se opôs ao envio de mais dinheiro para a Ucrânia.