O presidente dos Estados Unidos (EUA) manifestou esta quinta-feira confiança de que a passagem de Rafah, entre Egito e Gaza, será aberta nas próximas 24 ou 48 horas para a entrada de ajuda humanitária. As declarações de Joe Biden foram feitas durante a reunião com os líderes da União Europeia na Casa Branca para discutir a guerra entre Israel e o Hamas.
“Vão perceber que obtive um compromisso dos israelitas e do Presidente do Egito em como a fronteira será reaberta. A autoestrada teve de ser repavimentada porque estava em muito mau estado. E acredito que nas próximas 24 a 48 horas, os primeiros 20 camiões vão atravessar com ajuda”, afirmou Joe Biden.
Horas antes, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, tinha apelado junto da passagem de Rafah, o único acesso à Faixa de Gaza que não é controlado por Israel, à abertura deste posto fronteiriço para possibilitar a entrada de camiões com ajuda humanitária, que estão retidos há vários dias.
O Governo egípcio reiterou que a passagem estava aberta do lado egípcio, mas do lado palestiniano estava fechada porque, por um lado, não tinha autorização de Israel e, por outro, a estrada foi destruída devido a quatro bombardeamentos israelitas.
Depois de visitar Israel na quarta-feira, Biden anunciou que tinha alcançado um acordo com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, para a entrega de ajuda humanitária através da passagem de Rafah.