Mundo

Pilotos ucranianos recebem treino de caças F-16 na Roménia

Abriu oficialmente um Centro Europeu de Formação para treinar pilotos ucranianos, sendo mais um passo para a contraofensiva da Ucrânia.

Loading...

No leste da Roménia há novos aviões no ar. São os caças F-16 que vários pilotos ucranianos já treinam para um dia usar contra a ofensiva russa.

Os romenos são palco de um centro de formação que pretende ir mais longe dando uma oportunidade de negócio ao fabricante destes aparelhos.

"Estou aqui com uma mensagem simples: o Governo dos EUA está aqui a dar apoio de todas as formas possíveis. Já somos parceiros da NATO e da Roménia no reforço da nossa defesa e dissuasão na região do Mar Negro e continuaremos a fazê-lo para garantir a nossa segurança coletiva", referiu Katheleen Kavalec, embaixadora dos EUA na Roménia.

Nos céus ucranianos ainda voam os velhos Mig de fabrico soviético sendo que ninguém arrisca a dizer quando serão substituídos pelos F-16. Para já, os aliados dão tudo o que têm para garantir que não faltam munições para os ucranianos.

A Comissão Europeia garantiu, o mês passado, que mantém o objetivo de enviar um milhão de munições de grande calibre para a Ucrânia até março de 2024, mas nem todos acreditam que é possível e não é porque falte dinheiro.