Mundo

Ex-conselheira do Departamento de Estado acusa EUA de falsificar relatório sobre Gaza

Stacy Gilbert, que se demitiu do cargo de conselheira do Departamento de Estado na terça-feira alega que havia um consenso generalizado entre os especialistas que Israel teve efetivamente um papel no bloqueio da entrada de ajuda alimentar e médica em Gaza que não foi referido em momento algum no relatório.

Ex-conselheira do Departamento de Estado acusa EUA de falsificar relatório sobre Gaza
MOHAMED ABD EL GHANY/REUTERS

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América terá falsificado um relatório no início deste mês para absolver Israel de responsabilidades no bloqueio de ajuda humanitária em Gaza.

A informação terá sido divulgada por uma antiga funcionária que se demitiu esta semana e garante que o conselho dos especialistas foi completamente ignorado no relatório.

O documento publicado a 10 de maio conclui que é “razoável aferir” que Israel usou armas dos EUA de forma “inconsistente” com o direito internacional, mas que não tinha evidência concreta que ligasse essas armas às violações do direito humanitário.

Além disso, também conclui que o Departamento de Estado não considera “atualmente que o governo israelita esteja a proibir ou a restringir o transporte ou a entrega de assistência humanitária dos EUA” em Gaza.

Contudo, de acordo com o The Guardian, Stacy Gilbert, que se demitiu do cargo de conselheira do Departamento de Estado na terça-feira alega que o relatório não é verdadeiro.

Segundo a especialista em refugiados e migrações, havia um consenso generalizado entre os especialistas de várias áreas dentro do Departamento que Israel teve efetivamente um papel no bloqueio da entrada de ajuda alimentar e médica em Gaza que não foi referido em momento algum no relatório.