As notas com o retrato do Rei Carlos III entraram esta quarta-feira em circulação no Reino Unido, quase dois anos depois de ter sucedido à Rainha Isabel II como chefe de Estado.
O retrato do Rei vai aparecer nas notas de 10, 20 e 50 libras que vão ser emitidas pelo Banco de Inglaterra (BoE na sigla em inglês).
“O público começará a ver as novas notas do Rei Carlos III muito gradualmente”, refere o BoE.
As novas notas foram reveladas em dezembro de 2022, pouco tempo depois das moedas com a imagem de Carlos III terem entrado em circulação. Para além desta mudança da figura do monarca, o desenho das notas mantém-se inalterado.
O Banco explicou que as notas com a imagem da Rainha, que foi a primeira monarca a figurar as notas britânicas, vão continuar em circulação.
“Esta abordagem está de acordo com as orientações da Casa Real, para minimizar o impacto ambiental e financeiro desta mudança.”
A utilização de numerário diminuiu acentuadamente no Reino Unido nos últimos anos, uma vez que os consumidores privilegiam os cartões de débito e outros pagamentos eletrónicos.
“Estamos empenhados em fornecer notas enquanto o público as exigir. A entrada em circulação destas novas notas é uma demonstração desse compromisso", afirmou o Governador do BoE, Andrew Bailey.
No ano passado, o Governo britânico adotou uma legislação que obriga os bancos a garantir o acesso imediato ao numerário.