Bruno Lobo, atleta olímpico brasileiro de kitesurf e bicampeão pan-americano da modalidade, realizou a prova mais importante da sua vida esta sexta-feira, 10 de janeiro, em São Luís, a sua cidade natal. O atleta salvou uma jovem quando testava uma câmara nova e o momento ficou registado em vídeo.
O atleta, que também é médico ortopedista, ajudou a jovem a deitar-se de costas e usou a sua prancha para transportá-la até à praia.
“Apenas cumpri o meu dever, estava no lugar certo, na hora certa”
“Eu apenas cumpri o meu dever, estava no lugar certo, na hora certa”, disse Bruno Lobo, um vídeo que partilhou no Instagram.
O atleta relata em vídeo o resgate da jovem em alto mar, com a ajuda do seu equipamento de competição. O momento foi registado pela câmara de Bruno Lobo.
“Vim aqui para fazer um teste de suporte da minha câmara que tinha acabado de chegar. Fiz o primeiro treino por volta das cinco horas da tarde (…) Decidi colocar a câmara na frente da prancha”, relatou.
"Estava no lugar certo na hora certa, eu passei perto da jovem que estava se afogando. Ela já estava bastante no fundo, a maré tinha virado, estava jogando ela para alto mar", continuou.
"Prontamente cheguei perto dela, acalmei, utilizei o equipamento do kitesurf para fazer o resgate (…) Usando a prancha para fazer esse suporte, esse auxílio, e trazê-la em segurança. Sou muito grato a Deus por ter me utilizado para fazer esse salvamento", agradeceu.
“Realmente o mar é perigoso”
O atleta disse ainda que queria aproveitar para alertar nas redes sociais que “realmente o mar é perigoso” e “a maré pode puxar para o mar”.
"Vamos evitar passar da arrebentação, mesmo que você saiba nadar, porque tem corrente. A maré pode puxar para o alto mar", realçou.
Bruno Lobo foi sétimo classificado em Paris 2024 na estreia da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos, e também foi campeão dos Jogos Pan-Americanos em Lima, em 2019, e em Santiago, em 2023.