Mundo

Organização Meteorológica Mundial alerta para perigos de temperaturas recorde

Os cientistas avisam que a temperatura no planeta vai continuar a subir nos próximos anos. As consequências serão muito graves para a economia e para as populações. O custo das catástrofes naturais será 10 vezes maior do que o esperado.

Loading...

Até 2029, a temperatura média global vai bater recordes sucessivos. A Organização Meteorológica Mundial afirma que as temperaturas vão continuar a subir, com consequências muito graves para a economia e as sociedades.

Alguns dos impactos do aumento da temperatura incluem ondas de calor cada vez mais intensas e longas, eventos extremos de chuva torrencial, secas severas e subida do nível do mar. Os dados mais recentes, divulgados pela Organização Meteorológica Mundial, apontam para uma subida constante da temperatura global nos próximos quatro anos.

O relatório da agência das Nações Unidas revela que as previsões são de um aumento médio de 1,5ºC e que há 80% de probabilidades de o recorde do ano passado ser batido. O ano de 2024 foi o mais quente de que há registo, e o calor não vai dar tréguas, com consequências graves que terão um impacto negativo nas economias, na vida quotidiana e nos ecossistemas de todo o planeta.

A ONU alerta que o custo das catástrofes naturais está a ser subestimado e que deve ser 10 vezes mais alto do que o previsto. Segundo os peritos das Nações Unidas, as tempestades, as secas e os terramotos custam mais de 2 biliões de euros, por ano. Um número astronómico que, se nada for feito, só vai piorar.

Para além da destruição de casas, empresas e campos agrícolas, as catástrofes naturais têm um impacto muito forte, e, a longo prazo, no emprego, na saúde, e na educação.

Mais Vistos do