Mundo

Encontrada caixa negra do avião que caiu na Índia

Foi recuperada entre os destroços uma das caixas negras do avião que se despenhou em Ahmedabad.

Encontrada caixa negra do avião que caiu na Índia
Rafiq Maqbool/AP

Foi encontrada e recuperada uma das caixas negras do avião que esta quarta-feira caiu em Ahmedabad, na índia, com 242 pessoas a bordo, avança a Reuters.

Estes gravadores de dados de voo e de voz do cockpit são essenciais para tentar determinar as causas do desastre aéreo, até agora desconhecidas.

O voo AI171 da Air India, que partiu na quinta-feira de Ahmedabad para Londres Gatwick com 242 pessoas a bordo, despenhou-se após a descolagem, havendo um único passageiro que sobreviveu.

De acordo com dados mais recentes das autoridades indianas, a queda do Boeing 787 fez 268 mortos, 27 dos quais nos edifícios em que embateu antes de se incendiar.

Britânico foi o único sobrevivente

Um britânico, de 40 anos, que viajava no lugar 11A, foi o único a escapar com vida ao acidente aéreo.

Vishwaskumar Ramesh disse à emissora nacional da Índia que ainda não consegue acreditar que está vivo.

Segundo o sobrevivente, o avião parecia ter ficado preso no ar alguns segundos após a descolagem, as luzes verdes e brancas acenderam-se e a aeronave parecia incapaz de ganhar altura antes de se despenhar.

Ramesh disse que o lado do avião onde estava sentado caiu no rés do chão de um edifício e que havia espaço para poder sair depois de a porta se ter aberto, desapertou o cinto de segurança e forçou-se a sair do avião.

"Quando abri os olhos, percebi que estava vivo", disse.

Loading...

Vítimas terão de ser identificadas com testes de ADN

O avião transportava 230 passageiros - 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano - e 12 tripulantes.

A maioria dos corpos estava carbonizada e não foi possível reconhecê-los, estando a ser efetuados testes de ADN para identificar as vítimas. Espera-se que sejam encontrados mais corpos durante as buscas no local do acidente.

Avião atingiu edifício que albergava estudantes

O avião embateu num edifício que albergava uma faculdade de medicina e incendiou-se, matando vários estudantes universitários, na cidade que é a capital de Gujarat, o estado natal do primeiro-ministro Narendra Modi.

"Estamos todos devastados com a tragédia aérea em Ahmedabad. A perda de tantas vidas, de uma forma tão repentina e desoladora, não tem palavras. Compreendemos a sua dor e sabemos também que o vazio deixado para trás será sentido durante muitos anos", disse Modi nas redes sociais depois de visitar o local.

O Gabinete de Investigação de Acidentes com Aeronaves da Índia já se encontra a investigar, enquanto os médicos estão a efetuar testes de ADN para identificar as vítimas mortais.

Entretanto, as famílias enlutadas reuniram-se esta sexta-feira em frente ao hospital civil de Ahmedabad.

Dois médicos do hospital disseram que os corpos de quatro estudantes de medicina mortos em terra após a queda do avião foram entregues às suas famílias. Segundo estes, pelo menos 30 outros estudantes feridos continuam internados no hospital e pelo menos quatro deles estão em estado crítico.

Com Lusa