Mundo

Do Rio de Janeiro aos Alpes austríacos: as tragédias com elevadores que marcaram as últimas décadas

Acidentes como este não são comuns, mas existem registos de alguns casos um pouco por todo o mundo. Um dos mais semelhantes e recentes aconteceu no Brasil, em 2011, e resultou na morte de seis pessoas.

Loading...

Com uma estrutura semelhante à do Elevador da Glória, em Lisboa, há 14 anos, o famoso bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, não conseguiu travar. Tombou e bateu num poste. Estava sobrelotado. O condutor foi uma das seis vítimas mortais. Entre os quase 60 feridos estava um turista português.

Na altura, para os moradores da zona, o acidente não foi uma surpresa. A investigação revelou que, em vez de parafusos, um dos mecanismos de travagem estava preso por arame. O sindicato dos maquinistas já tinha alertado para problemas técnicos neste elétrico centenário. Até hoje, ninguém foi responsabilizado.

Acidentes com elevadores não são comuns, mas há registo de alguns na história. Um dos mais trágicos aconteceu nos Alpes austríacos há 25 anos. Um funicular, alvo de inspeções frequentes e com materiais à prova de fogo, incendiou-se devido a uma falha no sistema de aquecimento instalado ilegalmente.

Parou dentro de um túnel de mais de três quilómetros e as portas elétricas fecharam. 155 pessoas morreram e só 12 conseguiram escapar. Cinco anos depois, a justiça ilibou os acusados de negligência, responsáveis da empresa que explorava o funicular, funcionários e técnicos.