Mundo

"Não diria que correu bem ou mal": Trump telefonou a Nicolás Maduro

Donald Trump ameaça usar a força caso Nicolás Maduro não deixe o poder. O Presidente da Venezuela diz que se trata de uma ameaça colonialista contra a soberania do país e que são incompatíveis com o direito internacional.

"Não diria que correu bem ou mal": Trump telefonou a Nicolás Maduro
Anna Rose Layden/REUTERS

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou este domingo que falou recentemente com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro.

"Não diria que correu bem ou mal. (...) Foi um telefonema", disse Trump.

O que se passa?

Nicolás Maduro tem a cabeça a prémio: são 50 milhões de dólares pela captura do líder venezuelano, por crimes como o narcoterrorismo. O tráfico de droga tem servido de justificação, desde setembro, para os ataques aéreos dos EUA a embarcações com droga. Foram intercetados mais de 20 barcos, quer nas Caraíbas, quer no Pacífico, e já morreram mais de 80 pessoas.

Este domingo, Donald Trump ameaçou usar a força caso Nicolás Maduro não deixe o poder.

O Presidente da Venezuela diz que se trata de uma ameaça colonialista contra a soberania do país e que são incompatíveis com o direito internacional.

Trump coloca mais tropas em Porto Rico

Apesar da reação internacional de indignação contra a violação da soberania venezuelana no caso de uma invasão por parte dos Estados Unidos, Donald Trump impôs o fecho do espaço aéreo venezuelano e tudo indica que tem tropas a caminho da Venezuela.

Não serão um acaso, exercício militar ou qualquer outra missão as razões que explicam a presença de tropas, meios terrestres e aquáticos, todos norte-americanos, no sul de Porto Rico.

Afinal, a ilha do Caribe fica a meio caminho entre Estados Unidos e Venezuela.