A filha de María Corina Machado, Ana Corina Sosa, recebeu, esta quarta-feira, em nome da mãe, o Prémio Nobel da Paz 2025, concedido numa cerimónia em Oslo na qual a líder da oposição venezuelana não participou.
María Corina Machado não pôde comparecer a tempo da cerimónia por motivos ainda por especificar, após viajar da Venezuela e sem que os pormenores da deslocação tenham sido divulgados por motivos de segurança.
A filha de Machado subiu ao palco para receber das mãos do presidente do Comité Norueguês do Nobel, Jorgen Watne Frydnesel, o diploma e a medalha de ouro em nome da sua mãe, diante de uma grande ovação de todos os presentes, entre os quais se destacou o rei Harald V da Noruega.
"Terrorismo de Estado" do Governo da Venezuela
A vencedora Prémio Nobel da Paz 2025 acusou o Governo venezuelano de "terrorismo de Estado" e antecipou para breve o regresso dos venezuelanos que abandonaram o país.
Num discurso lido pela filha Ana Corina Sosa, a líder da oposição venezuelana afirmou que é preciso estar "pronta para lutar pela liberdade".
Com Lusa
