Mundo

Deutsche Bank alvo de buscas na Alemanha por suspeitas de branqueamento de capitais

O Ministério Público alemão está a realizar buscas nas instalações do Deutsche Bank em Frankfurt e Berlim por suspeitas de branqueamento de capitais, numa operação que a imprensa alemã associa ao oligarca Roman Abramovich. 

Deutsche Bank alvo de buscas na Alemanha por suspeitas de branqueamento de capitais

O Ministério Público alemão está a fazer buscas nas instalações do Deutsche Bank em Frankfurt e Berlim por suspeitas de branqueamento de capitais, com a imprensa a associar a operação ao oligarca luso-russo Roman Abramovich.

"O banco está a cooperar plenamente com o Ministério Público", indicou o Deutsche Bank, sem adiantar mais pormenores, enquanto o diário alemão Suddeutsche Zeitung avançou que os investigadores estão a analisar um caso de branqueamento de capitais ligado ao oligarca russo.

Numa mensagem enviada à agência de notícias France-Presse (AFP), o Ministério Público alemão limitou-se a indicar que estão em curso buscas nas instalações do maior banco da Alemanha.

A investigação incide sobre "responsáveis não identificados e funcionários do Deutsche Bank por suspeitas de branqueamento de capitais e outras infrações conexas ao abrigo da lei de combate ao branqueamento de capitais", afirmou o Ministério Público. Fontes financeiras, citadas também pela AFP, indicaram que o procurador está a analisar acontecimentos ocorridos entre 2013 e 2018.

O portal do jornal alemão Der Spiegel avançou que a busca em Frankfurt teve início pelas 09:00 TMG (mesma hora em Lisboa) e mobilizou cerca de três dezenas de investigadores à paisana.

"O banco está a cooperar plenamente com o Ministério Público", indicou à AFP fonte do maior banco da Alemanha, que não quis prestar mais comentários.
"No passado, o Deutsche Bank manteve relações comerciais com empresas estrangeiras que, no âmbito de outras investigações, são elas próprias suspeitas de terem sido usadas para fins de branqueamento de capitais", explicou o Ministério Público.

As buscas em curso nas instalações do Deutsche Bank, em Frankfurt e em Berlim, têm como objetivo "esclarecer melhor" os factos.

Suspeitas de branqueamento de capitais associadas ao oligarca Roman Abramovich

O Suddeutsche Zeitung referiu que a investigação vai incidir sobretudo no cliente do Deutsche Bank Roman Abramovich, sancionado pela UE na sequência da invasão russa da Ucrânia, em março de 2022.

O mesmo jornal acrescentou que o Deutsche Bank terá comunicado tardiamente às autoridades uma ou mais declarações de suspeita de branqueamento de capitais envolvendo empresas do oligarca.

Questionados pela AFP sobre o assunto, nem o banco nem o Ministério Público de Frankfurt quiseram comentar.

O Deutsche Bank apresenta na quinta-feira os resultados relativos ao ano de 2025.