As alterações climáticas e o aquecimento global fazem proliferar algas que destroem os recifes de corais, esse fenómeno está a ser particularmente evidente nas Caraíbas. O Zoo de Burgers, nos Países Baixos, criou o maior recife de coral cultivado na Europa e está a estudar formas de preservar esta espécie ameaçada.
A iniciativa em curso nos Países Baixos, em articulação com pesquisas realizadas nas Caraíbas, visa perceber quais os animais mais indicados para ajudar os corais particularmente ameaçados nesta zona do planeta.
"Se houver muitas algas, verificamos que o coral não consegue crescer. É o que acontece com os corais das Caraíbas, perto das ilhas de Saba, Bonaire e Eustáquio. Um projeto internacional deve mudar a maré, ao libertar animais que se alimentam de algas, como os ouriços-do-mar. Isso será testado primeiro em corais criados artificialmente", explica à agência ENEX Max Janse, chefe do Zoo de Burgers.
Através de testes muito controlados, os investigadores vão conseguir observar qual o impacto de caranguejos, caracóis e ouriços-do-mar num ambiente que reproduz integralmente o habitat natural
"Esses herbívoros de coral - como são chamados - existem naturalmente na área, mas são frequentemente comidos por outros animais quando são jovens", diz Alwin Hylkema, líder do projeto, em declarações à ENEX.
"Poderíamos procriar em grande número esses animais e, dessa forma, contornar a fase vulnerável da vida e depois colocar números maiores no recife. Terão comida suficiente para se dar bem", ironiza Alwin Hylkema.
"Os pesquisadores estão esperançosos. Contudo, é necessário muito mais para salvar os recifes de coral da destruição. Enquanto não fizermos nada em relação às alterações climáticas e a outros problemas importantes, será muito difícil restaurar o recife de coral de modo a que regresse ao estado de conservação de há cinquenta anos", alerta o líder do projeto.
Alwin Hylkema lembra que se nada for feito, em breve só será possível ver recifes de corais saudáveis num grande aquário marinho num zoológico como o de Burgers.