País

Setembro vai trazer temperaturas próximas dos 40º

As previsões apontam para um aumento dos valores da temperatura máxima nos próximos dias, em algumas zonas do país.

Setembro vai trazer temperaturas próximas dos 40º
Jon Nazca

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste. Para os próximos dias, a tendência é para um aumento da temperatura, com valores que podem chegar muito próximo dos 40º em alguns pontos do país.

De acordo com a informação disponibilizada no site do IPMA, a temperatura vai variar entre os 35º e os 37º em Beja, Évora poderá chegar aos 38º.

Mais a norte, em Santarém, há localidades com previsão de temperatura máxima de 40º para dia 3. Em Lisboa, os valores deverão chegar aos 36º, com o Porto a registar valores idênticos.


Durante o dia de hoje, as temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 21 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 37 (em Évora e Castelo Branco).


Dezassete concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Dezassete concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão hoje os concelhos Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Proença-a-Nova (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Abrantes, Mação e Sardoal (Santarém), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Com Lusa